Agropecuária tem estratégias e perspectivas sendo debatidas por especialistas em um evento.

Há muito a ser debatido sobre a agropecuária, logo o Sistema CNA/Senar reuniu especialistas no evento “Como tornar a agropecuária mais atrativa em 2022” no dia 28 de Outubro de 2021, que foi feito totalmente online, facilitando esse processo de união de diversos estados nesse período de pandemia.

João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil fez a abertura do evento e em seguida o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, apresentou os principais resultados do levantamento dos custos da produção agropecuária coletados pelos técnicos do Projeto Campo Futuro.

Dividido em dois painéis, o evento contou com a presença do gerente da Mesa de Fertilizantes na StoneX, Marcelo Mello, o consultor e professor da USP em Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves, e o associado sênior da Centrec Consulting Group, Carlos Ortiz no primeiro painel, já no segundo reuniu o professor e pesquisador do Cepea/Esalq-USP, Thiago Bernardino de Carvalho, a diretora executiva da Agrifatto Consultoria, Lygia Pimentel, e o CEO da Agripoint, Marcelo Carvalho.

Marcelo Mello em sua palestra de “Perspectivas de custos com insumos agrícolas”, pontuou sobre os conceitos básicos sobre mercado internacional de fertilizantes e a lógica de formação de preços, indicando como que o produtor rural pode gerenciar sua estratégia de compra desse insumo a fim de minimizar riscos e aumentar sua rentabilidade.

Já o professor Marcos Fava Neves em sua apresentação “Meu produto não é comercializado em bolsa. E agora, como melhorar os resultados do meu negócio?” tendo bastante destaque para o aumento dos custos de produção e da escassez de produtos.

Outro exemplo de conteúdo abordado foi do CEO da Agripoint, Marcelo Carvalho, apresentando indicadores técnicos e econômicos que estão relacionados à rentabilidade na atividade leiteira, incluindo as possíveis mudanças tecnológicas na cadeia do leite. Comenta ele: “Analisando o cenário 2022, darei uma atenção especial ao aumento dos custos de produção (principalmente alimentos) e do capital (juros), e a necessidade de o produtor olhar para esses pontos com bastante cuidado, além de acompanhar o mercado de insumos e de leite para tomar boas decisões”. Esta reunião teve foco na parte de gestão até na de Pecuária de corte, abordando assuntos muito importantes no cenário atual, incluindo especialistas incríveis da área.

 

Fonte: CNA Brasil e Portal do Agronegócio

Agropecuária tem estratégias e perspectivas sendo debatidas por especialistas em um evento.
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *