Para que serve o planejamento forrageiro

O planejamento forrageiro é uma importante estratégia para diminuir os riscos e prejuízos ocasionados por um período muito grande de seca. Se o pecuarista não estiver preparado, o pasto ficará escasso e a qualidade nutricional do gado irá decair. Esse planejamento faz com que a chegada do inverno seja amena e faz com que medidas importantes sejam tomadas.

O desenvolvimento sustentável dos sistemas de produção animal depende do manejo correto das plantas forrageiras. Somente com esse planejamento em dia, o pecuarista estará mais preparado para eventuais contratempos e conseguirá minimizar os riscos. É preciso definir as características do sistema e definir a forragem para cada momento do ano, além de escolher a variedade correta de capim para o solo da região.

A pastagem pela área que ocupa no Brasil tem uma relevância muito grande. A questão da degradação é tão complexa que o problema começa no que a pessoa entende como um pasto degradado. A maior parte da produção pecuária no Brasil acontece no pasto e, por isso, é fundamental estabelecer um planejamento forrageiro para a propriedade.

É preciso projetar o rebanho, ter uma estimativa do que você vai ter que alimentar de animais durante o ano e planejar a produção de forragem para atender essa demanda. Além disso, é importante planejar a fazenda como um todo, não adianta planejar apenas uma parte até mesmo para saber suas particularidades e quais estratégias vão ser utilizadas.

O planejamento começa ao reconhecer a localização da pastagem, conhecer as características de clima da região, o solo da fazenda, saber quais atividades serão realizadas. O planejamento tem que ser feito com antecedência para preparar todos os setores da fazenda. A escolha do pasto, da utilização de silagem, da forrageira, etc. varia de acordo com a região e sua estrutura. Feito esse preparo, o produtor combina a demanda do rebanho que está projetando com essas alternativas para conseguir alimentar o rebanho durante todo o ano.

O momento em que é feito o planejamento da fazenda é preciso definir qual tipo de forrageira vai ser plantada, uma vez que cada capim tem sua aplicação. Por isso, é de suma importância realizar um estudo da região e de cada tipo de forrageira para saber qual se adequa melhor a cada lugar.

Quando o capim é plantado em uma condição que não é adequada, ele não vai sobreviver por muito tempo, acarretando em uma degradação de pastagem. Uma das causas da degradação é plantar o capim no lugar errado. Cada capim vai ter uma exigência em termos de manejo, fertilidade, clima, etc. Caso plantado no lugar errado, a tendência é que ele não permaneça no espaço e acabe se degradando.

Hoje, a Embrapa disponibiliza um aplicativo chamado “Pasto Certo”, que possui uma série de informações sobre forrageiras e auxilia o produtor a selecionar o capim ideal para sua condição.

Fontes:

– Coimma

– Canal Rural

Para que serve o planejamento forrageiro
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *