A importância do programa Semente Legal®️ e da VEQ

O Programa Semente Legal®️ foi criado como uma forma de combater a pirataria no Brasil, já que segundo o Fórum Nacional de Combate a Pirataria e a Ilegalidade e Abrasem estima-se que a perda em apenas em 15 setores da economia, foi de 295 bilhões de reais. Além disso, por trás da pirataria há uma indústria que financia o crime organizado no Brasil.

Sementes piratas estabelecem uma concorrência desleal, com produtos abaixo do padrão, gerando prejuízos milionários, financiando o mercado ilegal.

A pioneira na utilização do programa na proteção de sementes forrageiras foi a Unipasto, hoje em dia são mais de 30 associados que utilizam a tecnologia inovadora do Semente Legal®️.

O Programa oferece uma plataforma que fornece segurança física e digital com elementos de alta tecnologia. Com etiquetas, mais 10 itens de segurança, códigos únicos e rastreáveis, onde o material é impresso em gráficas de segurança.

Além disso, a VEQ (Verificação Externa da Qualidade) é uma rotina periódica realizada por amostradores da Ceptis Agro, que torna o programa Semente Legal mais único no mercado. Essa rotina é realizada por amostradores certificados junto ao Renasem e conta também com laboratórios acreditados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Contudo, o programa resultou em quase 2 milhões de sacarias rastreadas com a etiqueta de segurança, 12 milhões de kg de sementes rastreadas e mais de 1.500 lotes verificados pelo processo de verificação externa da qualidade (VEQ). Tudo isso desenvolvido para a sua segurança e a do Brasil.

Com o aplicativo Semente Legal® é possível fazer uma rastreabilidade 100%. Basta baixar o aplicativo, e direcionar a câmera do seu celular para fazer a leitura do QRCode presente na etiqueta/lacre, obtendo assim informações precisas na palma da sua mão, como a procedência e qualidade da semente.

O aplicativo é compatível com iOS e Android, baixe já o seu!

Fonte: Semente Legal®️

A importância do programa Semente Legal®️ e da VEQ
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *