AGRONEGÓCIO É RESPONSÁVEL POR QUASE 30% DO PIB DO PAÍS

O PIB do agronegócio brasileiro alcançou recordes sucessivos em 2020 e em 2021, segundo cálculo realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Consolidando esse biênio como um dos melhores da história do agronegócio nacional.

Após o bom desempenho do PIB agregado do agronegócio em 2021, o setor alcançou participação de 27,4% no PIB do Brasil, a maior desde 2004 (quando chegou a 27,53%).

O agronegócio vem sendo o mais eficiente e bem-sucedido setor da economia brasileira. É ele que garante a liquidez internacional do Brasil em divisas, com os recordes seguidos que consegue nas exportações. Com isso, garante ao país os dólares para pagar as suas importações.

O setor, mesmo durante a pandemia do COVID-19, continuou a trabalhar, garantindo e levando o Brasil ao top 3 dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo — ou, como acontece em muitos casos, no número 1. O agronegócio faz prosperar toda uma cadeia de produção na indústria, no comércio e no universo da tecnologia. Fornece emprego, renda e impostos, além de ser responsável por alimentar cerca de 1 bilhão de pessoas pelo mundo, além da população brasileira.

O agronegócio funciona por etapas e a cadeia agro tem muitos outros participantes. Podemos definir o funcionamento do agronegócio em três níveis:

No primeiro estão os produtores rurais (micro, pequeno, médio ou grande porte). No segundo, todos que fornecem insumos, como sementes, máquinas, equipamentos, e defensivos. Já no terceiro, está a cadeia de distribuição, que é responsável por levar os produtos até a mesa do consumidor, incluindo distribuidoras, atacadistas e supermercados.

Fonte:
Compre Rural
Portal do Agronegócio
BNews

AGRONEGÓCIO É RESPONSÁVEL POR QUASE 30% DO PIB DO PAÍS
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *