Áreas essenciais para o futuro do agronegócio no Brasil

O agronegócio é uma das bases da economia brasileira, representando 21% do PIB brasileiro e 46% de toda exportação. Fundamental para a economia do Brasil e do mundo, especialmente nesse contexto, à transformação digital do Agro 4.0.

O futuro do agronegócio já começou com áreas que utilizam a tecnologia para interligar a produção e a distribuição. Apesar de muitas ainda estarem em desenvolvimento no Brasil, a previsão é de que essas áreas devem apresentar um forte crescimento nos próximos anos. A evolução do mercado vai exigir cada vez mais profissionalização das empresas, indústrias e fazendas.

Confira a seguir quais são essas áreas promissoras do agronegócio para os próximos anos:

1. Nanotecnologia

A nanotecnologia é a ciência que estuda a manipulação da matéria em escalas muito pequenas, que altera sua conformação atômica e, dessa forma, pode gerar materiais com características melhoradas como, por exemplo, mais resistência, mais solubilidade, entre outros.

No agronegócio, a nanotecnologia está voltada, principalmente, para a redução do uso de pesticidas, maior eficiência e menor perda de fertilizantes, e, consequentemente, no aumento da produção.

2. Gestão do agronegócio

O profissional de gestão do agronegócio vai reunir as informações referentes ao que é produzido, pesquisar melhores práticas para obtenção de bons resultados referentes à plantação ou criação e estudar formas de projetar melhores safras para os próximos anos.

Além da competitividade, um olhar administrativo para a produção permite obter mais lucros, aumentar a produtividade e delinear o futuro de acordo com as tendências de mercado e consumo.

3. Valorização de commodities

O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. Por isso, o mercado de negociação é tão ativo e oferece muitas oportunidades para os investidores pessoas físicas.

A valorização de commodities consiste no desenvolvimento de táticas que ampliem a oferta das commodities brasileiros no mercado internacional.

4. Gerenciamento do gado de corte

Para ter sucesso e prosperar, toda propriedade rural precisa ser bem administrada. E, para isso, é necessário ter uma força de equipe de trabalho qualificada, bem treinada, desenvolvida e satisfeita com aquilo que faz.

Um dos profissionais responsáveis por essa parte do negócio é o gerente de gado de corte. Ele será responsável por desenvolver uma série de ações que aumentam a produtividade a partir do bom aproveitamento das fazendas de gado de corte.

Áreas essenciais para o futuro do agronegócio no Brasil
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *