Bioestimulante ou biofertilizante? Qual a diferença?

Biofertilizantes são produtos que contêm substâncias naturais que auxiliam no metabolismo das plantas, ajudando-as a cumprir com maior facilidade seus processos produtivos. Eles ajudam a melhorar o desenvolvimento do sistema radicular, o crescimento vegetativo e o processo de floração e ligamento frutífero, além de contribuir para o enchimento dos frutos e dos grãos. Ainda, ajudam as plantas a superarem as condições extremas para o seu desenvolvimento como, por exemplo, a falta de água e as altas temperaturas. Os extratos de algas, aminoácidos, substâncias húmicas e fúlvicas e alguns extratos vegetais são alguns exemplos de biofertilizantes.

Os biofertilizantes podem ser líquidos ou sólidos e podem ser aplicados de diversas formas: nas folhas, no solo, nas sementes, na fertirrigação e na hidroponia. Esses produtos têm o papel cada vez mais importante no aumento da produtividade, da qualidade e da sustentabilidade da produção agrícola.

Ainda existem dúvidas em relação ao significado de biofertilizantes e bioestimulantes. Em alguns países, os produtos significam a mesma coisa, mas no Brasil, a legislação ainda não prevê a utilização do termo bioestimulante. Lá fora, os bioestimulantes englobam, além dos biofertilizantes, vários outros tipos de produtos, inclusive aqueles que têm micro-organismos em sua formulação.

Nossa legislação é mais específica: os produtos que contêm micro-organismos fixadores de nitrogênio ou produtores de crescimento são chamados inoculantes. Os produtos que contêm micro-organismos que proporcionam a melhoria das propriedades físicas, físico-químicas ou atividades biológicas do solo são os condicionadores biológicos de solo. Os produtos visam o controle de uma população de micro-organismos patogênicos são chamados de agentes biológicos de controle. Já os que contêm extratos vegetais e que visam o controle de patógenos ou doenças são defensivos agrícolas. Por serem de origem vegetal, podem ser chamados de biodefensivos.

Existem no mercado fertilizantes minerais simples destinados ao tratamento de sementes, que contém Zinco e proteínas hidrolisadas de origem vegetal. Com formulação diferenciada, esses produtos aceleram o arranque inicial, promovendo um maior enraizamento e maior absorção de nutrientes, potencializando assim, a germinação e o vigor.

Fontes:

– RPA News

– De Sangosse 

Bioestimulante ou biofertilizante? Qual a diferença?
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *