A importância do zootecnista para o Brasil

Hoje, 13 de maio, é celebrado o dia do zootecnista, profissional que se dedica a buscar maior produtividade e rentabilidade na criação de animais através do manejo de pastagens, do melhoramento genético, do bem-estar animal e da nutrição eficiente. O zootecnista também é responsável por gerenciar a melhoria e comercialização dos produtos de origem animal em empresas do setor agro.

Mas como exatamente o zootecnista auxilia em cada etapa da produção?

No manejo de pastagens, o profissional dá o suporte técnico necessário para a correta adubação e correção do solo e a escolha da forragem adequada; No melhoramento genético, realiza a seleção apropriada dos animais de acordo com as características e objetivos do sistema de produção; O zootecnista também dá suporte à equipe de fazendas e indústrias, formula rações e suplementos, gere e administra equipes e propriedades rurais e coordena a produção de carne de modo geral.

O dia do zootecnista tem grande valor para a conjuntura política e socioeconômica nacional e para o reconhecimento profissional mais especializado para a promoção da criação animal em todos os âmbitos da cadeia produtiva. O profissional, além de sua formação nas áreas de manejo, também tem grande conhecimento sobre preceitos econômicos e sociais essenciais para construção e mudanças de padrões. Dessa forma, a pecuária nacional não só se torna mais competitiva e eficiente, mas transforma o Brasil em uma grande potência agro mundial.

A importância do zootecnista para o Brasil
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *