Drones: Voando sobre os campos e sendo cada vez mais presentes no agronegócio

Os drones tem se popularizado bastante com o passar do tempo, pois são pequenas aeronaves não tripuladas (VANT), ou seja, não precisa de pilotos embarcados para ser pilotado. O seu controle acontece através de um controle remoto.

O drone tem sido usado em diversas áreas para diferentes situações, deixando de ser algo apenas para diversão e auxiliando em trabalhos. Muitos produtores rurais se interessaram nessa ferramenta para o trabalho, de acordo com a pesquisa realizada em 40 países, da empresa Drone Deploy, 54% dos produtores rurais pretendem investir no equipamento neste ano de 2022.

No passado o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS promoveu 203 cursos em Minas Gerais, sobre o uso de drones no agronegócio, capacitando 1.471 pessoas, e a tendência é que a procura sobre o assunto só aumente.

Com a tecnologia, geração de resultados rápidos, e a possibilidade de automação de processos da produção, tornou os drones cada vez mais presentes no meio rural. De acordo com Liziana Rodrigues, gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, essa tecnologia pode ser aplicada em qualquer tipo de propriedade rural e será cada vez mais acessível: “Estamos sempre com o olhar focado nas tendências de mercado e antecipando demandas para capacitar profissionais. Esse crescimento constante do uso de drones vai aumentar a eficiência da gestão no campo”.

Para Marco Alziro, instrutor dos cursos de drones do Sistema FAEMG, o uso do aparelho proporciona a mecanização agrícola automatizada, o que gera economia financeira e juntamente, atua na preservação do meio ambiente: “Essa tecnologia pode ser utilizada por todos os produtores rurais e, por meio da versatilidade do equipamento, ele pode ser ajustado para desempenhar atividades específicas em cada etapa do ciclo produtivo”.

Os drones, além de serem produtivos nas produções agrícolas, eles podem ajudar também na prevenção de incêndios e na preservação ambiental. Afinal, os drones sobrevoam a área podendo mostrar se possui focos de incêndios, por exemplo.

Fonte: No Ar Drone, Drone Deploy e Portal do Agronegócio

Drones: Voando sobre os campos e sendo cada vez mais presentes no agronegócio
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *