Estratégias para manter a engorda do gado durante a estiagem

O período de seca traz dificuldades para alimentação do rebanho. Não só em quantidade, mas a pastagem fica comprometida, também, em qualidade e isso afeta a digestibilidade e absorção de nutrientes dos animais, sobretudo a proteína.

Uma boa estratégia para superar essa dificuldade é o aumento da lotação de animais em piquetes pré-determinados, para o manejo dos pastos e crescimento do cultivar forrageiro. Posteriormente, pode contar com auxílio de maquinário para o ensilamento.

Outro método que tem sido muito utilizado é a integração lavoura-pecuária como aliada nesta etapa. Dessa forma, será possível a brotação do capim e produção de forragem após a colheita da safra.

Uma pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril chegou a detectar fazendas que invertem a estação da monta, nas quais os bezerros nascem na seca e, então, o manejo tem as condições necessárias. Um dos melhores meios de energia para bovinos é a silagem de milho gera alta produção de massa por área plantada, sendo outro aliado na estiagem.

Para que o rebanho mantenha o seu ciclo de crescimento e que não haja perda de peso, também é importante ter atenção à suplementação alimental.

Conheça nossos cultivares e entre em contato conosco para mais informações:

https://sementesnovasafra.com.br/catalogo-de-cultivares/

Fonte:

Canal Rural

Nutri News Brasil

Estratégias para manter a engorda do gado durante a estiagem
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *