Seu pasto não aguenta o pisoteio do gado?

Uma das maiores questionamentos dentro da pecuária é saber qual é a altura ideal da pastagem para aguentar o pisoteio do rebanho. Para isso, é preciso ficar sabendo como realizar a conversão de pastagem para peso/animal, que é um conceito de manejo das pastagens. A seguir, vamos deixar algumas dicas para te ajudar, caso essa também seja uma dúvida sua.

Inicialmente, é necessário não deixar a pastagem muito alta nem muito baixa, o ideal é que ela esteja em altura média, pois, quando a pastagem cresce demais o resultado do alimento é fibroso e com baixo teor de proteínas, agora, se ela estiver muito baixa, o animal come até o caule e não acontece a rebrota.

O ideal hoje em dia, é ter a relação 1 boi/hectare no regime extensivo, essa é uma prática sustentável e não prejudica o crescimento do pasto, assim, garantindo a alimentação do gato durante todo o ano. Quando se trabalha com capim mombaça para o pastejo rotacionado e adubado, a altura ideal é por volta de 90 cm, pois vai garantir a alimentação do boi, que é por volta de 40cm e não prejudicará a recuperação da pastagem. Ou seja, é importante sempre manter um equilíbrio na altura da pastagem.

Caso você já esteja de atentando as dicas acima, pode ser necessário realizar um estudo do solo. Para isso, é recomendado que seja feito uma coleta de amostragem, conforme explica o especialista Wagner Pires, engenheiro agrônomo, para a Giro do Boi. Segundo Wagner Para você fazer uma amostra, você tem que fazer coleta do solo de pelo menos 18 pontos. Vamos supor que você vai tirar de dois pastos de braquiarão, você tira metade de um, metade do outro. Se você vai tirar de três piquetes, divida em três partes. E por que retirar amostras de 18 a 20 pontos de coleta? Porque a partir daí, a probabilidade de erro diminui”.

“Colete uma amostra de 0 a 20 cm de profundidade e depois uma outra amostra de 20 a 40 cm de profundidade. […] Carregue dois baldes ou dois sacos e colete amostra bem da superfície, até 20 cm, e jogue dentro de um saco, e depois as amostras de 20 a 40 cm em outro saco. Cubra o buraco e vai para outro ponto. Evite lugares com acúmulo de excrementos dos bovinos, as fezes, ou touceiras de capins mais verdes, bem esverdeadas, ou ainda o trilheiro do gado. Procure lugares mais homogêneos, entre uma touceira e outra, limpe a palhada e abra o buraco ali”, explicou.

Depois de você coletar as 20 amostras, deixe bem homogeneizado e encha dois saquinhos. Você vai encher dois saquinhos de 0 a 20 e dois saquinhos de 20 a 40. Você vai identificar cada um desses saquinhos e deixar guardado um de cada na sua fazenda. Os outros saquinhos, você encaminha para o laboratório e peça para fazer uma análise de macro e micronutrientes e de estrutura física do solo”. Finalizou o engenheiro. Após isso laboratório avaliará e dar um parecer sobre o que deve ser feito.

Fontes: Boi Saúde e Giro do boi

Seu pasto não aguenta o pisoteio do gado?
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *