Sistema de pecuária sustentável desenvolvido pela Embrapa mitiga a emissão de carbono nas áreas de pasto.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realizou uma pesquisa onde estimou os pontos negativos e positivos da emissão de carbono bovino em pasto, durante essa pesquisa eles identificaram um sistema que neutraliza os gases de feito estufa através de um processo de recuperação de pastagens e com o incentivo do aumento de criação de bovinos nas áreas degradadas com a liberação de crédito de carbono homólogo ao crescimento de 6,27 árvores de eucalipto anualmente.

Para o desenvolvimento da pesquisa, a Embrapa separou 4 níveis de intensificação de sistemas de pastoris de produção de gado, no sistema que possuía uma média de lotação de 3,3 gados/hectare, eles perceberam que foi possível neutralizar os gases de efeito estufa e gerou crédito de carbono. Segundo a Patrícia Perondi, pesquisadora da Embrapa, o processo de recuperação das pastagens degradadas e a intensificação da produção de bovinos nessas áreas, além de possuírem efeito poupa-terra, melhora o processo de sequestro de carbono e também ameniza as emissões de gases de efeito estufa.

A pesquisadora ainda explicou que “Também levam à redução na pegada de carbono por unidade de produto e no número de árvores necessárias para o abatimento das emissões de gases de efeito estufa. Os sistemas de produção intensificados com média lotação animal apresentaram os melhores resultados, especialmente se computados os insumos”

Os experimentos permitiram extrair dados por métodos já reconhecidos pela comunidade de ciência internacional e eles poderão ser usados como parâmetros de modelos, embasamentos para politicas públicas e ajudar na criação de alternativas para redução dos balanços de carbono. Esses pontos estimulam novas possibilidades de mercado, como uma produção mais sustentável, além do mais, esse controle do carbono pode favorecer a exportação de carne brasileira, visto que cada vez mais se valoriza uma produção sustentável.

Fonte: Canal Rural e Embrapa.

Sistema de pecuária sustentável desenvolvido pela Embrapa mitiga a emissão de carbono nas áreas de pasto.
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *