Agricultura e pastagem caminhando juntas

No cenário brasileiro, a produção agrícola vem aumentando sem ocupar novas áreas há mais de 10 anos. Um assunto muito falado na mídia foi a frase “O Brasil não precisa derrubar uma árvore sequer para ampliar as áreas de agricultura, basta usar as pastagens adequadas”

Nas últimas quatro décadas, segunda a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária, a produção agropecuária brasileira cresceu cerca de 370%, e a área cultivada teve um crescimento treze vezes menor do que isso, ou seja, ter a visão que o agronegócio cresce derrubando árvores não é uma verdade.

Claramente, o Brasil vem investindo muito em tecnologias e inovações, devido a isso, ele tem um crescimento produtivo e mais cuidado com o solo. Em algumas regiões do país, os produtores conseguem colher duas safras de grãos e em seguida, realizam o plantio direto de braquiária, assim, garantindo a terceira safra.

Não existe uma relação inversamente proporcional entre pecuária e agricultura, os dois se beneficiam conjuntamente. De acordo com as pesquisas feitas com base na produtividade por hectare, dentro de 25 anos, o Brasil evitou o desmatamento de mais de 200 milhões de hectares graças ao seu investimento em tecnologia, nos sistemas de Integração Lavoura Pecuária (ILP) ou Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), já se faz agricultura e pecuária, em um mesmo ano e no mesmo campo.

Fontes:

Pastagem – Portal Embrapa

Agricultura beneficia a pastagem e a pastagem beneficia a agricultura – Band.com.br (uol.com.br)

Agricultura e pastagem caminhando juntas
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *