Como a agricultura digital pode mudar positivamente o agronegócio?

O uso de novas tecnologias no campo é imprescindível e já é uma realidade que está transformando a forma de se produzir no campo.

Com a agricultura digital é possível aumentar a produção e a produtividade e também reduzir custos operacionais. Para otimizar os processos no agronegócio, deve-se pensar em melhorias em toda a cadeia produtiva. A agricultura digital tem capacidade para desenvolver novos fertilizantes mais eficazes, ou novos inoculantes, por exemplo. Também na área de produção, o uso de e-commerce pode encurtar a cadeia produtiva, fazendo com que o produtor rural inove em seus modelos de negócio.

A gestão de pessoas também pode ser melhorada com a implementação da agricultura digital, podendo planejar os sistemas de produção. Na parte de distribuição, essas ferramentas possibilitam a rastreabilidade nos processos, trazendo mais agilidade. No consumo, a tecnologia é capaz de mostrar todo o processo que fez aquele alimento chegar ao mercado para o consumidor, aproximando o urbano do rural, fazendo que o consumidor entenda da cadeia produtiva e tenha empatia pelo processo de produção.

Ainda que seja uma realidade muito próxima, a agricultura digital traz alguns desafios como: conectividade no campo, porque ainda há muitos locais rurais que não têm acesso à internet e a capacitação no agronegócio, pois o produtor muita das vezes não sabe como utilizar a tecnologia, não sabendo como que ela pode agregar no seu processo produtivo. Nisso, será necessário ter prioridade em investir em capacitação dos produtores.

Logo, estamos cada vez mais próximos de um agro mais eficiente, conectado e digital já que essa proposta está cada vez mais acessível ao produtor rural.

Como a agricultura digital pode mudar positivamente o agronegócio?
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *