O manejo intensivo de pastagens e irrigação

Como nós da Nova Safra já vínhamos pontuando, a produção de pastagens caminha junto com a pecuária, pois ela é a base da alimentação dos rebanhos brasileiros. O censo agropecuário mostrou que, dentro de 11 anos, houve um aumento de 9,6% da área de pastagens plantadas, o que gera a necessidade de se empenhar em estudos a respeito do cultivo de pastagens, como, por exemplo, práticas de manejo que melhorariam a sua eficiência.

Ultimamente, uma forma que os produtores têm encontrado para melhorar sua produção de carne, é a partir do manejo intensivo de pastagens, ou, cultivo intensivo de pastagens, que é basicamente um manejo mais técnico, que visa resultar numa melhor qualidade do pasto e aumentar consideravelmente os índices de produtividade.

No manejo intensivo, as pastagens são tratadas como culturas, e para que se tenha melhores resultados, é utilizado tecnologias relacionadas ao solo, à planta e ao animal, o que abrange práticas de irrigação, adubação, pastejo rotacionado, bem-estar animal, além do uso de cultivares com alto potencial de produção.

Falando especificamente sobre irrigação de pastagens, precisamos saber que ela não é um fim em si. Investir em pastagem saber que terá um retorno de qualidade no rebanho, é investir na verticalização da produção, que consiste no aumento da produção sem a necessidade de explorar novas áreas de cultivo.

Mas o que de fato é a irrigação de pastagens?

É uma técnica que suporta a produção nos períodos de seca que ocorrem em determinadas regiões do país. Nestes períodos há uma redução na oferta de forragem decorrente da carência de um ou mais fatores de crescimento essenciais para o bom desenvolvimento da pastagem como a água, nutrientes e temperatura do ambiente.

Um dos métodos mais utilizados no cultivo de pastagens é do de aspersão, que pode ser classificado por convencional ou pivô central. Existe também a irrigação localizada, que é um sistema que possui maior interesse comercial atualmente.

Nesse modelo de irrigação localizada, está inserido os sistemas de microaspersão e de irrigação por gotejamento, as recentes projeções feitas pela MarketSandMarkets, mostra que a irrigação localizada por gotejamento será o sistema com maior crescimento no mercado da irrigação automatizada dentro de 5 anos.

O manejo intensivo de pastagens e irrigação
Gostou? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *